Gestão nas propriedades transforma fazendas de café no Brasil

Embora o produtor rural tenha amplo conhecimento sobre sua propriedade e sobre as questões práticas do dia a dia na lavoura, tem sido o olhar criterioso e empresarial que o ajudou a transformar as fazendas de café no Brasil.

Nos últimos anos, os trabalhos administrativos nas propriedades ganharam corpo, fomentando gestões mais profissionais e focadas em estratégias de negócio. A gestão de uma propriedade rural, assim como a de uma empresa, demanda diversas responsabilidades que abrangem o negócio como um todo.

O produtor rural que conseguiu implantar modelos de gestões eficientes, têm conseguido também expandir seus negócios 

Nesse contexto, o produtor deixou de olhar apenas para a lavoura e passou a dar atenção também aos números, à gestão de recursos humanos e, sobretudo, ao mercado, compreendendo suas flutuações e identificando novas oportunidades de expansão.

A fazenda passou a ser um negócio?

Apesar de, por muitos anos, não serem enxergadas como um empreendimento estruturado, as propriedades rurais sempre foram um negócio. Agora, vistas como empresas complexas, demandam que seus gestores não apenas entendam de agricultura, mas também dominem os aspectos empresariais do setor.

“O produtor que não se atentou para essa transformação está fora do mercado”, afirma Jean Vilhena Faleiros, presidente da Associação dos Cafeicultores da Alta Mogiana e produtor rural.

Segundo ele, a nova realidade global oferece informações rápidas e facilidade na gestão rural, tornando o mercado ainda mais dinâmico e viabilizando novas possibilidades para o café.

“Na parte de comercialização, por exemplo, hoje é possível se conectar com o mundo inteiro. A indústria consegue dialogar diretamente com o produtor. Por isso, a gestão é fundamental, pois nos permitiu enxergar essas facilidades e oportunidades. A comercialização e a parte financeira são cruciais. O produtor que não estiver conectado ao mercado ficará para trás”.

A gestão eficiente nas propriedades também garantem vantagens competitivas

Dentre as oportunidades proporcionadas por uma gestão qualificada, Jean destaca a comodidade de acompanhar o mercado online e buscar formas de proteção e seguro. “Basta virar a chave para começar a trabalhar com essas operações online”.

Tecnologias e mudanças significativas

Talvez um dos pontos mais relevantes das gestões empresariais implementadas nas fazendas nos últimos anos tenha sido a incorporação de tecnologias que revolucionaram processos, do campo ao escritório.

A evolução tecnológica tem sido marcante, especialmente com a adoção de ferramentas como drones, softwares especializados e técnicas de agricultura de precisão. Inovações que remodelaram a gestão das propriedades rurais, principalmente na cafeicultura, trazendo mais eficiência produtiva e tornando o Brasil ainda mais competitivo no mercado global.

Esses avanços também fomentaram novos hábitos entre os produtores, como a busca por consultorias especializadas.

“É muito importante contar com uma consultoria, pois o cafeicultor precisa pensar na sua fazenda como uma empresa. E uma empresa deve gerir todos os departamentos. Aqui, adotamos esse novo modelo de gestão, e tem feito toda a diferença no nosso dia a dia”, enfatiza Jean.

O acompanhamento dos técnicos Nucoffee faz parte da realidade dos produtores parceiros 

Um dos resultados mais significativos desse movimento na cafeicultura brasileira tem sido a maior conexão entre indústria e cafeicultor, a otimização de custos e a valorização do grão.

“O produtor que compreende a gestão do seu negócio reduz custos e aproveita melhor as oportunidades do mercado. Com informação acessível, as chances de crescimento aumentam significativamente”, destaca Jean.

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Desafios, transformações e oportunidades

Jean Vilhena, que também preside o Instituto Brasileiro dos Cafés de Origem, explica que uma gestão eficiente tem sido determinante para ampliar as oportunidades dos cafés do Brasil.

No entanto, o caminho foi – e ainda é – desafiador. “Infelizmente, mudar algo cultural é um grande desafio. Em Minas Gerais, por exemplo, que é o maior estado produtor, a tradição na produção de café é centenária. Apresentar novidades que alteram esse modelo não é uma tarefa fácil”.

Entre novidades e tradição, muitos produtores perderam oportunidades e recursos por não se modernizarem, adotando uma gestão ineficiente e desconectada do mercado atual. 

A importância de uma gestão eficiente 

Para esses produtores, Jean reforça a importância de tratar a propriedade como uma empresa e entender que essa mudança pode impulsionar ainda mais seus resultados.

“A gestão coordenada da compra e venda do café melhora, assim como a possibilidade de investir em cafés de origem, que agregam valor à fazenda. Hoje, é fundamental que uma propriedade se diferencie, valorize sua história e compreenda o novo mercado em que estamos inseridos”.

A boa gestão também tem colaborado para a implementação de processos de pós-colheita nas propriedades brasileiras

 Jean lembra que construiu sua base na cafeicultura a partir do aprendizado com seu pai e avô. No entanto, o desafio é conciliar essa experiência com a nova realidade.

“O importante é garantir que essa transição seja rentável e não comprometa o negócio. O grande desafio do produtor hoje é se especializar e encontrar esse equilíbrio”, finaliza.

Atualmente, o Brasil possui mais de cinco milhões de propriedades rurais. Para todas elas, sejam pequenas, médias ou grandes, a eficiência na gestão agrícola deixou de ser apenas uma necessidade e passou a ser um diferencial estratégico, tornando-as sustentáveis e competitivas no mercado atual.

A Syngenta apoia o produtor rural em todos os momentos, oferecendo soluções inovadoras e sustentáveis. 

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